Imagem da Web |
A cor do dente é própria de cada pessoa, como as demais características hereditárias. E mesmo entre os dentes de uma mesma boca, as diferenças podem existir. Assim como, com o tempo, é possível sofrer alguma mudança através do processo natural de envelhecimento. Porém, existem fatores que podem influenciar na alteração da cor original (natural) do dente, principalmente durante a fase de sua formação. E que fatores são esses, você sabe?! Pois, então, vamos ver um pouco sobre o assunto!
Os dentes podem ter manchas extrínsecas (de superfície, externas) e/ou manchas intrínsecas (internas). De acordo com o tipo de mancha haverá um tratamento específico ou não.
Alguns fatores que contribuem para manchas extrínsecas:
- Tabaco (fumado ou mastigado)
- Presença de depósitos de tártaro ou cálculo
- Ingestão frequente de alimentos pigmentados (p.ex., amoras, cerejas...)
- Ingestão frequente de bebidas pigmentadas (p.ex., chá, café, vinho tinto...)
Alguns fatores que contribuem para manchas intrínsecas:
- Trauma nos dentes (que pode levar a uma necrose)
- Processo de envelhecimento (aparência amarelada ou acinzentada)
- Tratamento com antibiótico tetraciclina durante o período de formação dentária
- Ingestão demasiada de flúor durante a formação dentária
A visita ao dentista, regularmente, irá favorecer aos cuidados com a saúde bucal, inclusive, com a remoção da maior parte das manchas extrínsecas através de limpeza profissional adequada ao caso. Os cremes dentais branqueadores auxiliam a remover as manchas superficiais, para tal, converse com seu dentista para ser orientado(a) de acordo com o seu caso e uso correto de tais produtos.
Já as manchas intrínsecas exigem outros tratamentos específicos e mais complexos, dependendo do grau da mancha existente. São tratamentos como clareamento dentário, uso de facetas, uso de jaquetas ou coroas... O dentista avalia o caso para recomendar um método seguro e eficaz, apropriado a sua necessidade.
Uma boa dica para ajudar a conservar a cor natural dos dentes e a saúde bucal é fazer uma boa higiene bucal todos os dias, após as principais refeições, como também visitar o dentista regularmente.
Não tente clarear os dentes por sua conta pois isso poderá causar danos irreversíveis! Se há alguma alteração de cor em seus dentes, a maneira mais segura e eficaz de resolver isso é procurando o seu dentista para que seja feito o melhor para você e o seu sorriso! Afinal, saúde bucal é com dentista!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
:-) Agradecemos sua participação!